quinta-feira, 22 de maio de 2014

RESENHA: TEXTO “NOÇÃO DE CRIANÇA E INFÂNCIA: DIÁLOGOS, REFLEXÕES, INTERLOCUÇÕES” DE MICHELE G. .BREDEL DE CASTRO


RESENHA: TEXTO “NOÇÃO DE CRIANÇA E INFÂNCIA: DIÁLOGOS, REFLEXÕES, INTERLOCUÇÕES”

 

O texto “Noção de criança e infância: diálogos, reflexões, interlocuções”, de Michele G Bredel de Castro, lido e discutido em sala de aula, entre os aspectos relevantes discute o que é criança, criança operária e definição de infância.

O texto traz diversas definições de criança como um agente de competências e capacidades, como um ser humano de pouca idade, alguém para ser adestrado entre outras definições utilizadas antigamente, porem apesar de todas estas definições podemos destacar criança como um agente de competências e capacidades, algo que realmente pode defini-la, pois criança  é um ser que possibilita o aprendizado de diversas áreas, portanto podemos afirmar que apesar de algumas definições, não são todas que se enquadram com a realidade sobre o que é uma criança.

Durante o período da guerra fria surgiu a criança operária, a criança que possuía responsabilidades assim como um adulto, tendo obrigações em cumprir horários e metas estabelecidas pelos donos das fábricas. As crianças operárias possuíam uma grande importância em seu convívio familiar, onde sua renda era fundamental para a sustentação da família, estas crianças obtiveram estudos a partir do século XIX, onde ocorreram denúncias por pesquisadores que observaram a forma de vida que as crianças viviam, consequentemente alertaram a sociedade que ao perceber as necessidades sociais sendo estas como o direito ao estudo, a infância e a referencias sociais e econômicas.

Infância, é destacado como um período de crescimento do ser humano, que vai desde o nascimento até a puberdade, sendo aproximadamente até 13 (treze) anos, onde este período é responsável pela formação da cultura da criança, onde ela deve estar exposta a um meio social que irá possibilitar referencias para a sua formação. Podendo assim afirmar que infância é um período de crescimento pessoal e social, onde a criança vivencia no cotidiano acontecimentos pertencentes ao mundo adulto e também poderá aprender como se socializar.

Ao analisar as questões acima podemos observar que ocorreu diversas mudanças na sociedade em relação a criança, tendo em vista ao passar dos anos uma grande relevância aos direitos da criança e aprendendo a respeita-las dentro do convívio social e da sua infância, assim como o crescimento e o amadurecimento para a vida adulta, deixando em questão se realmente as propostas elaboradas estão vigentes na atualidade.

 

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